Eduardo dos Santos demite ministro das Finanças

José Eduardo dos Santos faz remodelações no governo angolano

José Eduardo dos Santos faz remodelações no governo angolano

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, procedeu, esta segunda-feira, a uma remodelação governamental, tendo demitido uns ministros e trocado as pastas a outros. Para o seu lugar, José Eduardo dos Santos nomeou Manuel da Cruz Neto.

Armando Manuel estava no cargo de ministro das Finanças desde Maio de 2013, tendo transitado da presidência do conselho de administração do Fundo Soberano de Angola.

Foram também exonerados Armando Manuel (ministro das Finanças) e Afonso Pedro Canga (ministro da Agricultura).

Há 37 anos no poder, o Presidente angolano e líder do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) vive um momento difícil, com o país a atravessar uma crise económica e com novos críticos à sua governação. Recentemente, o Governo angolano deixou cair um pedido de assistência financeira ao FMI. De acordo com o semanário angolano Expansão, é preciso recuar a 1994 para encontrar uma taxa de crescimento tão baixa. Para seu lugar, por sua vez, irá Edeltrudes Fernandes Gaspar da Costa, noticia a Angop.

Na lista de exonerações estão também Manuel da Cruz Neto, que era secretário-geral do Presidente da República, e Augusto Archer de Sousa Mangueira, que ocupava o cargo de presidente do Conselho de Administração da Comissão de Mercado de Capitais.

Para o cargo de ministro da Agricultura foi nomeado Marcos Alexandre Nhunga.