México diz que "respeita" decisão de Hillary de negar visita

Jeff Flake

Jeff Flake

Moline, Estados Unidos da América, 06 set (Lusa) - A candidata à presidência norte-americana Hillary Clinton expressou na segunda-feira preocupações sobre relatos de que a Rússia tem interferido no processo eleitoral norte-americano através de pirataria informática ao Partido Democrata.

As mulheres preferem majoritariamente Hillary (53% contra 38% para Trump), enquanto entre os homens Trump recebe 54%, contra 32% para a democrata. "Mantemos uma comunicação permanente e produtiva com a campanha de Hillary Clinton".

"Nós entendemos e respeitamos a sua decisão de sugerir o momento de haver uma reunião", escreveu a ministra Claudia Ruiz Massieu no Twitter. Na sessão de perguntas, o candidato republicano disse que não tocaram no tema de quem financiaria o muro entre os Estados Unidos e o México, cuja construção é uma das promessas centrais de sua campanha.

"Por causa da retórica de Trump, Hillary pode vencer nesse estado, algo que não ocorre desde 1996", disse. "E acredito que está muito claro o resultado dessa viagem". No entanto, Trump voltou aos EUA com o mesmo discurso anti-imigração que vem repetindo desde que se lançou na corrida presidencial. "Se desmorona quando está com um aliado - e o México é um aliado -, o que vai fazer quando estiver com um adversário?", criticou o senador Tim Kaine, companheiro de candidatura de Clinton.

Enquanto a maioria das pesquisas mostram Trump atrás de Hillary em muitos dos Estados mais disputados, onde as eleições devem ser decididas, ele tem ficado próximo de empatar com ela em algumas pesquisas nacionais e a tem ultrapassado por uma pequena diferença em outras.

A ex-secretária de Estado encontrou-se pela última vez com Peña Nieto no México em 2014.

Segundo o jornal Washington Examiner, Clintou tem sido criticada ao longo das últimas semanas por não ter ido ao México, nem visitado o local das cheias no estado da Luisiana e ainda por não marcar nenhuma conferência de imprensa em nove meses.