Rainha Letizia chega a Portugal: veja o look escolhido

Fotos: Reis de Espanha recebidos pelo Presidente da República e com Honras Militares

Fotos: Reis de Espanha recebidos pelo Presidente da República e com Honras Militares

Além do Porto, Filipe e Letizia vão também visitar a Guimarães e Lisboa.

Em 2016, de 28 a 30 de Novembro, o périplo dos Reis de Espanha principia na cidade do Porto, com uma sessão solene nos Paços do Concelho ao início da tarde desta segunda-feira, seguindo-se uma visita à colecção Miró na Fundação Serralves.

À noite, decorre um jantar de gala com 120 personalidades no Paço dos Duques, entre as quais, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.


Filipe VI e Letizia visitam na terça-feira o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, almoçando no Palácio da Bolsa, com empresários portugueses e espanhóis, almoço oferecido pelo presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira.

Quando o avião dos reis de Espanha entrou no espaço aéreo português, os monarcas receberam alas de cortesias e o avião foi escoltado até ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro por duas aeronaves F16.

O primeiro-ministro, António Costa, oferece depois um jantar aos monarcas no Palácio das Necessidades.


Sem a elevada popularidade do seu homólogo, Felipe VI - visita regular de Portugal, onde o avô e o pai residiram (no Estoril) durante anos - escolheu Portugal para realizar a sua primeira visita oficial ao estrangeiro depois de ultrapassada a crise política em que a Espanha esteve mergulhada mais de um ano - "o que tem algum significado", observa Martins da Cruz.

Na manhã do último dia da visita, na quarta-feira, os reis de Espanha são recebidos da Assembleia da República, para uma sessão solene realizada a propósito da visita e na qual Filipe VI discursará.

A visita termina com a deslocação de Filipe VI e Letizia à Fundação Champalimaud, onde está previsto que cheguem pelas 16h35.