Ministro promete quatro aviões da FAB para apoiar vítimas de tragédia aérea

Reuters

Reuters

Uma terceira aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) também vai fazer escala na capital amazonense.

Sob muitos aplausos, lenços brancos e gritos de campeão, um cortejo com 37 carros e 50 corpos fechou as principais ruas da cidade de Medellín para se despedir das vítimas do acidente aéreo da última terça-feira (29) em La Unión, na Colômbia.

Também foram disponibilizadas outras duas aeronaves para transportar familiares das vítimas e equipes de militares. O governo fará todo o possível para aliviar a dor dos amigos e familiares do esporte e do jornalismo nacional - disse Temer em seu Twitter. O Ministério da Defesa não forneceu mais detalhes sobre a quarta aeronave ofertada.

O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (Para-SAR) também foi acionado pela FAB e está pronto em Campo Grande (MS), mas ainda não foi decidido se o esquadrão realmente vai a Colõmbia ajudar com o resgate. "Além disso, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) está à disposição para contribuir com a autoridade colombiana de investigação".

De Recife (PE), onde participa da cerimônia militar que marcará o envio do 25º Contingente Brasileiro de Força de Paz da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (Minustah), o ministro da Defesa, Raul Jungmann informou que, desde as primeiras horas do dia, a FAB e o Ministério da Defesa estão tomando as providências necessárias para acompanhar e dar suporte aos parentes das vítimas.

O velório será neste sábado (3), na Arena Condá, estádio da Chapecoense. Na aeronave estavam 72 passageiros e nove tripulantes. No fim da manhã de hoje, os corpos dos profissionais da FoxSports deixaram a cidade em um avião fretado com destino a São Paulo e dos jornalistas da Globo também seguirão em voo fretado com destino ao Rio de Janeiro e Florianópolis. Pouco antes de tentar um pouso forçado em Cerro Gordo.

A aeronave pousou por volta das 20h no aeroporto de Ponta Pelada, localizada no bairro Crespo, Zona Sul de Manaus, apenas com a tripulação.