Dezasseis distritos do país sob aviso amarelo devido à chuva vento forte

Chuva intensa e persistente e vento forte no fim de semana

Chuva intensa e persistente e vento forte no fim de semana

Maria João Frada destacou também que o IPMA prevê um aumento da intensidade do vento na região sul - Algarve e Baixo Alentejo - com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora e de 90 nas terras altas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera reforçou este sábado o aviso amarelo para o distrito de Faro, devido à previsão de chuva por vezes intensa, ventos com rajadas entre os 75 (litoral) e os 90 km/h (terras altas) e a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

A ilha de Porto Santo, na Madeira, também está sob Aviso Amarelo devido à agitação marítima, com ondas de quatro a cinco metros, e vento forte do quadrante oeste com rajadas até 85 km/hora.


No que diz respeito às temperaturas, Maria João Frada adiantou que não vai haver alterações significativas em relação ao dia de hoje, apenas uma pequena subida da mínima nas regiões do centro e sul. De acordo com informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Só a Costa Norte da Madeira escapa ao 'vento laranja'.

Este 'Aviso Laranja' vai passar depois a 'Amarelo' a partir das 12:00 de hoje e até às 06:00 de sábado.

Para sábado, o IPMA prevê períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, nas regiões do sul a partir do final da madrugada e nas regiões do centro a partir do início da tarde até ao final do dia, em especial no Algarve e Baixo Alentejo. Já o aviso amarelo, o terceiro mais grave, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


Estado do tempo que deverá agravar-se em toda a Região a partir do meio da madrugada (3h), altura em que o aviso meteorológico sobe para laranja, devido à previsível ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, persistentes e acompanhados de trovoadas, que deverá manter-se com particular intensidade até o final da manhã desta sexta-feira.

Nas zonas montanhosas, o vento soprará forte do quadrante sul com rajadas até 100 quilómetros por hora, aumentando para forte a muito forte com rajadas até 120 quilómetros no final do dia.


Recommended News