Residentes em Portugal seguem mais o "vá para fora cá dentro"

António Pedro Santos

António Pedro Santos

Os residentes em Portugal estão a praticar mais turismo dentro de portas. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, no terceiro trimestre de 2016, os residentes realizaram 7,63 milhões de deslocações turísticas, correspondendo a um acréscimo de 9,6% face ao trimestre homólogo de 2015 e à descida a que se assistiu no trimestre anterior.

Já as viagens ao estrangeiro subiram 7,1% em relação ao 3º trimestre de 2015, com um peso no total de 9,4%, e as deslocações que envolveram quatro ou mais noites tiveram um crescimento de 7,4%.

A visita a familiares ou amigos também subiu (+4.3%) com a realização de 2.5 milhões de viagens, mas significando uma perda de -1.7% no total. Os "hotéis e similares" reuniram 21,3% das dormidas no trimestre, refere ainda o INE.

O automóvel foi utilizado em 85,4% (6,5 milhões) das deslocações no período em análise, incrementando em 1 p.p. o seu peso no total. No final, ficaram as que foram feitas por motivos profissionais ou negócios, que mantiveram o seu peso relativo de 4,7%.