Google cria função no celular que relaciona sintomas com doenças

Google Saúde

Google Saúde

Em março do ano passado, o Google e o Hospital Israelita Albert Einstein lançaram projeto que trazia resultados curados e revisados pelo hospital quando as pessoas procurassem por doenças e condições. A ordem de exposição das doenças relacionadas com aquele sintoma é definida pelo algoritmo do Google, com base no que ele aprendeu com os médicos do hospital, considerando a prevalência do sintoma na vida real.

Os resultados da busca por sintomas são apresentados em um painel associado a um carrossel onde constam todas as condições de saúde relacionados com o sintoma pesquisdao. E o usuário pode aprofundar a busca para cada um dos resultados resumidos através de links associados a eles.

O Brasil é o segundo país a ter o recurso da busca por sintomas.

Ambos os lançamentos começam a ficar disponíveis a partir de hoje para os brasileiros nos dispositivos móveis pelo aplicativo do Google, para Android e para iOS. "Esperamos que aconteça o mesmo com o de sintomas", comenta Berthier Ribeiro-Neto, diretor do Centro de Engenharia do Google na América Latina, localizado em Belo Horizonte.

Você já deve ter pesquisado algo relacionado a saúde no Google, algum sintoma ou até remédio, antes de ir a um médico.

O Google virou uma ferramenta significativa na hora de pesquisar sobre os sintomas de alguma doença, mas também é fácil se deparar com uma série de informações falsas sobre o assunto.

Um paciente mais consciente é um passo importante para uma sociedade mais saudável.

O Brasil é o segundo país a receber a novidade - Estados Unidos foi o primeiro. "A partir de hoje, ao pesquisar por dor no joelho depois da corrida, por exemplo, um painel informativo de doenças relacionadas, tratamentos, entre outros, será apresentado no resultado; todos revisados por médicos do Albert Einstein, de São Paulo", diz o comunicado da assessoria do hospital. Da mesma forma, todo conteúdo foi curado e revisado por médicos do Einstein e oferecerá às pessoas mais facilidade para navegar e entender melhor as características de cada método.

A internet mudou a relação das pessoas com a informação. Alguns dos sintomas mais buscados no Brasil, segundo o Google, são garganta inflamada, dor de cabeça, dor nas cotas, dor no peito, taquicardia, dos na nuca, dor de estômago e tontura.