Porto venceu o "Melhor Destino Europeu 2017" — ÚLTIMA HORA

Imagem por Porto Lazer

Imagem por Porto Lazer

"Viajantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Dinamarca, África do Sul, Coreia do Sul, Irlanda e Canadá, entre outros, votaram o Porto como principal destino nesta competição" lê-se na comunicação oficial.

A cidade do Porto obteve a preferência de quase um terço (138 mil) dos mais 400 mil viajantes de 174 países que participaram na eleição online, conquistando esta sexta-feira a eleição como Melhor Destino Europeu em 2017. O peso dos votos estrangeiros é "bastante positivo".


Depois da nomeação, a disputa fez-se entre cidades como Paris, Amesterdão, Londres e Barcelona, mas o Porto acabou por ganhar o título, à semelhança do que já tinha acontecido em 2012 e 2014. O ano passado foi o melhor de sempre para o turismo, com os portugueses a destacarem-se como os que mais visitam a cidade (28%), seguindo-se os espanhóis (16%) e franceses (10%). Ao todo, a cidade recebeu mais de 130 mil votos.

Em segundo lugar ficou a cidade italiana Milão, seguida por Gdansk, na terceira posição.


O município não deixou de fazer, nas últimas três semanas, um trabalho de mobilização ao voto na cidade, convidando personalidades como o reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, o cantor Miguel Guedes ou a atleta Sara Moreira, a explicarem porque era importante votar.

O facto de a maior parte dos votos ter chegado do estrangeiro mostra que "a cidade tem um posicionamento de destino de excelência" lá fora, destaca o vereador Manuel Aranha, sem que, no entanto, seja fácil medir o impacto direto no crescimento do turismo.


Veja o vídeo que consagrou a vitória do Porto, publicado no site da European Best Destination.