Santuário de Fátima apresenta imagem oficial da visita do papa Francisco

Como serão as 24 horas do Papa Francisco na visita a Fátima

Como serão as 24 horas do Papa Francisco na visita a Fátima

Esta fase do processo de canonização da vidente de Fátima reúne todos os escritos da Irmã Lúcia, os depoimentos das testemunhas ouvidas acerca da sua fama de santidade e das suas virtudes heroicas, passando agora para a competência direta da Santa Sé e do Papa.

De acordo com a notícia da Renascença, o líder da Igreja Católica sairá de Monte Real num helicóptero que o levará até Fátima, onde está previsto chegar pelas 18h00 no campo de futebol, como sucedeu em visitas anteriores. A peregrinação a Fátima do bispo de Roma, por ocasião do centenário das chamadas "aparições", inicia-se pelas 18.00 de dia 12 de maio, sexta-feira, depois do avião que transporta Francisco aterrar na base aérea de Monte Real às 16.00.

O reitor não adiantou pormenores sobre o programa da visita do papa, que será divulgado, pelo Vaticano, cerca de dois meses antes, em março, mas revelou que, "nas linhas fundamentais" não deverá divergir muito do programa habitual da peregrinação de maio à Cova da Iria, "com algumas adaptações".

Para lá "do simbolismo" da visita do Papa a 13 de Maio a Fátima, "há o simbolismo todo o ano", que é a celebração do centenário das aparições, fazendo com que 13 de agosto e 13 de outubro sejam dias em que "a maior parte da unidade hoteleira também está completa", realçou o responsável. Fará depois um percurso de três quilómetros no papamóvel até ao Santuário de Fátima, onde terá o primeiro contacto com os populares que já estarão presentes no espaço religioso. No dia 13 de Maio, a missa solene é presidida pelo Papa, que é a razão principal da sua visita.

Após a missa, o Papa almoçará com os bispos portugueses, regressando logo de seguida à base aérea onde iniciará a sua viagem de volta a Roma. É a segunda vez que um Papa entra diretamente em Portugal, sem passar por Lisboa. Entre as expectativas da Igreja portuguesa para a visita já estavam as possíveis novidades nos processos de canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, e no processo de beatificação da irmã Lúcia, que o Vaticano terá aprovado entretanto.