Live. Governo assina acordo para novo aeroporto no Montijo

Lisboa. Aeroporto terá novo terminal

Lisboa. Aeroporto terá novo terminal

Em Novembro desse ano, a Associação Comercial do Porto (ACP), na altura liderada por Rui Moreira, actual presidente da Câmara do Porto, entregou ao Governo socialista de José Sócrates um estudo, realizado pelo Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Católica, que analisou a construção do aeroporto na Ota ou em Alcochete e a manutenção da Portela aliada à construção de uma nova infraestrutura aeroportuária em Alcochete ou no Montijo. A posição é também subscrita pelo município de Setúbal, mas mereceu o voto contra do autarca do Montijo.

Está dado o primeiro passo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa.


Os hoteleiros portugueses estão favoráveis à instalação da nova pista do aeroporto de Lisboa no Montijo. Afirmam ainda que o investimento dispensado à Vinci "será necessário no médio prazo, a expensas então do erário público". Pedro Marques diz que os custos são 10 vezes inferiores à construção de um novo aeroporto em Lisboa.

A AMRS lamenta que as decisões sobre "um projecto desta importância e de grande impacto sobre a região", sejam preparadas sem o envolvimento e a auscultação dos municípios, e vai solicitar uma reunião urgente com o primeiro-ministro, António Costa.


António Costa assinou, esta quarta-feira, o memorando de entendimento entre o Governo e a ANA - Aeroportos para a expansão do aeroporto de Lisboa para o Montijo. O aeroporto de Lisboa fixou um novo recorde de tráfego e o que teve o maior aumento de passageiros foi a infra-estrutura de Faro no Algarve.