Azenhas do Mar e Penedo, aldeias candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

Estas 49 aldeias são candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

Estas 49 aldeias são candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

Casal de S. Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, é uma das 49 aldeias pré-finalistas no concurso '7 maravilhas de Portugal'.

Estas 49 aldeias, 7 por cada uma das 7 categorias a concurso, foram reveladas na Aldeia da Pena, em S. Pedro do Sul, pelo Conselho Científico do projeto, e a cerimónia foi presidida pelo Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos. Açores e Algarve concorrem com seis aldeias cada, enquanto a Madeira tem quatro e Lisboa e Vale do Tejo duas.

As Aldeias Autênticas escolhidas para esta semi final foram Alte, Biscoitos, Castelo Rodrigo, Xisto da Cerdeira, Fontão de Loriga, Montezinho e Podence.

Na categoria aldeias ribeirinhas estão selecionadas a Aldeia da Luz (Mourão), Dornes (Ferreira do Zêzere), Escaroupim (Salvaterra de Magos), Furnas (povoação), Santa Clara-a-Velha (Odemira), Sete Cidades (Ponta Delgada) e Vilarinho de Negrões (Montalegre).

Por fim as Aldeias em Áreas Protegidas são Salinas da Fonte da Bica, Bordelho, Chão da Ribeira, Lindoso, Penedo em Sintra, Rio d'Onor, São Lourenço no Porto.

Na categoria aldeias rurais estão selecionadas Alegrete (Portalegre), Cachopo (Tavira), Casal de S. Simão (Figueiró dos Vinhos), Faial (Santana), Manhouce (S. Pedro do Sul), Paderne (Albufeira) e Sistelo (Arcos de Valdevez).

A promoção em torno das aldeias pré-finalistas começa agora e a votação arranca no mês de julho, durante as 7 Galas, uma por categoria, a emitir aos domingos pela RTP.

Luís Segadães, Presidente das 7 Maravilhasassinala, em comunicado, "o equilíbrio da distribuição geográfica das aldeias pré finalistas, que ocupam todo o território nacional", assumindo-se satisfeito "com o trabalho feito pelo Painel de Especialistas que retratou na perfeição a enorme diversidade nacional". A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal Aldeias acontecerá a 3 de Setembro, ao serem eleitas sete localidades, em outras tantas categorias, como vencedoras.