A estratégia de Jair para fazer um Botafogo 'operário' bater o campeão

Jairzinho na partida Botafogo e Peñarol no Maracanã pela Libertadores de 1973

Jairzinho na partida Botafogo e Peñarol no Maracanã pela Libertadores de 1973

Os gols alvinegros foram marcados por Camilo e Guilherme.

A equipe carioca luta para se manter no topo do grupo 1, no qual é vice-líder, com três pontos conquistados na vitória por 2 a 1 contra o Estudiantes (ARG). Para o treinador, o Atlético Nacional, atual campeão, tem um CT de primeiro mundo e um time bom, mas que o Botafogo ainda precisa progredir muito.

Os dois líderes se enfrentam na próxima quinta-feira em Guayaquil. Como o Alvinegro pega o Barcelona na quarta-feira, parte do grupo retorna para casa e se prepara para a final da Taça Rio contra o Vasco, domingo, e outra metade segue para o Equador.

Depois da pressão inicial do Atlético Nacional, o Botafogo passou a controlar mais o jogo, tocando a bola no meio campo enquanto buscava um espaço na defesa do time de Medellin. Um clima pacífico, acolhedor e que deveria ser exemplo para todos. Fico feliz por ter vencido essa equipe forte - disse Jair após o jogo, segundo o Globoesporte.com. Macnelly Torres achou Bocanegra, o lateral foi no fundo e cruzou, a zaga do Botafogo cortou mal e Dayro Moreno bateu, Carli desviou e Gatito só olhou a bola indo para fora. Moreno arriscou uma por cima. Apesar da posse de bola, o Atlético não criava oportunidades claras.

E, como era de se esperar, o Atlético Nacional aproveitou o apoio de seu torcedor e começou controlando o jogo, embora não chegasse com grande efetividade. Dois minutos depois, o chute cruzado foi de Camilo, mas o goleiro defendeu. Robinho abriu o placar, Tenório virou para os bolivianos, mas Fred deu números finais à partida. O gol de Camilo saiu aos 38 minutos de jogo, de cabeça, enquanto Guilherme ampliou aos 47, já nos acréscimos. Rodrigo Pimpão sentiu um problema muscular e teve de ser substituído, dando vez a Guilherme.

Já o zagueiro Emerson, que voltou ao time após longo afastamento por questões contratuais, celebrou a atuação contra o Atlético Nacional.