Joana Vasconcelos cria terço gigante para Fátima!

Detalhe da peça ‘Fátima Shop

Detalhe da peça ‘Fátima Shop

Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, precisa numa nota explicativa que a peça, com a "típica escala monumental" das obras da artista portuguesa, "lembra o pedido da Virgem Maria, de que se reze o terço com um propósito muito claro: o de alcançar a paz para o mundo". "Neste caso, é um terço e há vários artistas a representar terços". A sexta visita será do Papa Francisco, durante este mês. "À noite faz um efeito que só existe em Fátima".

Foi inaugurado esta terça-feira (2) um terço gigante que fica à entrada da Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima.

No dia da inauguração, Joana Vasconcelos referiu que a peça "tem a ver com esta relação entre o céu e a terra e a luz" que ilumina o caminho, adiantando ter "muito gosto" em poder fazer parte do centenário, "deste momento tão importante para Portugal e para os portugueses, e poder colaborar nesta mensagem de paz".

A obra vai ser iluminada pela primeira vez na noite de 12 de maio, quando o Papa Francisco entrar no recinto do santuário.

O terço gigante da Festa da Penha é uma das grandes atrações daquela celebração. O tema abordado no terço deste ano, foram os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Além disso, em 2013, a obra foi iluminada com duas mil lâmpadas de LED.

Em 2017, a 15 de abril, o terço foi confecionado com bolas de esferovite recicladas, flores de papel, seis mil pérolas e arames, num total de mais de 12 mil peças. "Então vim com um ciclomotor até Fátima e fiz daí uma peça que é um altar e que é também um vídeo dessa minha peregrinação, onde testemunhei toda a experiência de vida de uma peregrinação, das pessoas, o porquê", declarou, explicando que, desde essa obra, a sua visão sobre Fátima mudou e toda a sua "vida a partir daí teve uma outra perspetiva". O terço está até meados de maio exposto.