Campanha de Vacinação é prorrogada até 9 de junho — Camaçari

Show 77

Show 77

A Campanha Nacional contra influenza, que terminaria nesta sexta-feira, foi prorrogada. Em Rio Preto, a cobertura está um pouco acima da nacional: 64,25%.

Ou seja, poderão ser vacinados bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, professores das redes pública e privada. O intuito é conseguir alcançar a meta estabelecida de 90% do público alvo vacinado. Professores e profissionais incluídos na campanha devem levar documento que identifique a função e portadores de doenças crônicas devem levar o encaminhamento médico.

Enquanto o Estado atingiu de forma geral 78,63% do público-alvo, em relação às crianças o índice chegou a 59,97%. A cobertura total no município ficou em 75%. "A vacina é importante porque o há um grande risco de haver complicações decorrentes da gripe nessa faixa etária", disse a gerente da vigilância epidemiológica Michela Barcelos.

A vacina disponibilizada pelo governo protege contra os três subtipos do vírus da gripe, determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano - as gripes A, H1N1 e H3N2 e a Influenza B. "A gripe é uma doença imprevisível".