António Costa defende expulsão de eurodeputado por "preconceitos racistas"

Costa defende expulsão de eurodeputado Manuel dos Santos por “preconceitos racistas”

Costa defende expulsão de eurodeputado Manuel dos Santos por “preconceitos racistas”

O eurodeputado Manuel dos Santos apelida a deputada socialista Luísa Salgueiro de "cigana". Assim respondeu o socialista Manuel dos Santos, via Twitter, ao líder do partido.

A polémica sobre a localização da melhor cidade portuguesa para acolher a Agência Europeia do Medicamento teve esta sexta-feira um desenvolvimento inesperado, com a acusação lançada pelo eurodeputado do PS Manuel dos Santos contra a deputada socialista e candidata à Câmara de Matosinhos Luísa Salgueiro pelo seu voto favorável à resolução que defendia o interesse nacional na candidatura portuguesa e mencionava a cidade de Lisboa.

Há muito que Manuel dos Santos desonra o seu passado. "Uma verdadeira vergonha." Manuel dos Santos falava sobre a votação dos deputados para atribuir a Lisboa a sede da EMA, mas acabou por fazer considerações pessoais sobre Luís Salgueiro que levaram o PS a reagir - o partido vai analisar as declarações do eurodeputado.

"Luísa Salgueiro, dita a cigana e não é só pelo aspeto, paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas", escreveu Manuel dos Santos. "Hoje tornou-se uma vergonha para o PS. Espero que a Comissão rapidamente nos liberte da companhia de quem partilha preconceitos racistas", disse António Costa. O porta-voz do PS, João Galamba, e o fundador do LIVRE, Rui Tavares também condenaram as palavras de Manuel dos Santos.

Segundo o Público, os eurodeputados socialistas vão reunir no próximo dia 27 de Junho e aproveitarão para analisar o que foi dito por Manuel dos Santos - em causa, pode estar um processo disciplinar. "A Distrital do Porto do PS acompanha a participação disciplinar que o Presidente do partido, Carlos César, fará aos órgãos jurisdicionais a propósito desta atitude", lê-se num comunicado enviado às redacções.

"Tendo o Alto-Comissário para as Migrações tomado conhecimento das declarações alegadamente proferidas pelo Eurodeputado Manuel dos Santos na sua página do "Twitter", cujo teor é suscetível de ser considerado de caráter discriminatório, remeteu o assunto ao Gabinete Técnico de Apoio à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação para averiguação dos factos", refere um comunicado enviado à TVI pelo gabinete do ministro adjunto, Eduardo Cabrita.
"Sexismo e ciganofobia por parte de um eurodeputado socialista".

A deputada socialista Isabel Moreira também defendeu que Manuel dos santos deve ser expulso do partido.

"É uma questão política a que me opõe a ela [Luísa Salgueiro], não é uma questão pessoal".

A candidatura a sede da Agência Europeia de Medicamentos ter sido entregue a Lisboa tem gerado um intenso debate em Portugal.

Luísa Salgueiro, candidata do PS à Câmara de Matosinhos, ainda não reagiu a esta polémica.

O eurodeputado desvalorizou ainda a celeuma levantada em torno das suas declarações: "O autor da expressão nem fui eu, é a forma como ela é conhecida em Matosinhos, não só pelo aspeto mas pela forma como se move nos negócios", salientou.