Tempo. Temperaturas podem subir aos 40 graus esta semana

Tempo. Temperaturas podem subir aos 40 graus esta semana

Tempo. Temperaturas podem subir aos 40 graus esta semana

Relativamente às temperaturas para o dia de hoje, em Lisboa vão oscilar entre os 18 e os 34 graus celsius, no Porto entre os 15 e os 28, em Vila Real entre os 18 e os 35 graus, em Viseu entre os 17 e os 35, Bragança vai atingir os 36 graus, Guarda vai ter temperaturas entre os 17 e os 33 graus, Castelo Branco entre 22 e 38, Coimbra entre os 14 e os 33, Santarém entre os 16 e os 36, em Portalegre entre 22 e 38, em Évora entre 16 e 39, em Beja entre 19 e 40, em Faro entre 21 e 32 e em Setúbal entre os 16 e os 38 graus.

Estão também com risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta a ilha da Madeira e do Porto Santo e a ilha Terceira, nos Açores, adianta a informação disponível no 'site' do IPMA.

As regiões de Bragança, Viseu, Guarda, Évora e Penhas Douradas estão esta quarta-feira com níveis 'extremos', por isso, "recomenda à população que evite o mais possível a exposição ao sol".

O IPMA prevê para hoje um aumento de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro, e Alto Alentejo, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

A previsão aponta também para vento em geral fraco, predominando do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Santarém, com 43 graus, será o distrito mais quente, mas nos distritos de Évora e Beja as temperaturas também vão chegar aos 42 graus.

Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral das regiões norte e centro e uma subida da temperatura máxima, mais significativa no litoral.