Incêndio em Pedrógão Grande está dominado

Marcos Borga  Comandante operacional da Proteção Civil alerta contudo para a possibilidade de alteração das condições atmosféricas

Marcos Borga Comandante operacional da Proteção Civil alerta contudo para a possibilidade de alteração das condições atmosféricas

Além desta área ardida em Pedrógão Grande, o EFFIS revela que no incêndio de Góis, que começou em Alvares e ontem também ainda não estava controlado, arderam mais de 7310 hectares, o que perfaz um total de mais de 30 mil hectares devastados nos últimos dias só nestes dois fogos.

De acordo com o mais recente balanço de vítimas, feito esta quarta-feira de manhã, entre os 179 feridos, sete estão em estado grave, incluindo uma criança e quatro bombeiros.

Número de mortos avançou para 64.

O incêndio em Pedrógão Grande foi dominado hoje à tarde, revelou o comandante operacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto.

No entanto, o comandante operacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, no 'briefing' aos jornalistas em Avelar, Ansião, garantiu que "não tinha conhecimento de nenhuma aeronave ao serviço da proteção civil que tivesse caído".

Vaz Pinto explicou ainda que há vários pontos quentes numa zona de difícil acesso entre Porto Espinho, Coentral e Camelo, para onde estão direcionados o esforço e a concentração de meios. "Vamos continuar a ter situações de emergência, de incêndio, de evacuar", disse, considerando mesmo a fase de incêndio dominado é "muito complicada, também".

Devido ao fogo em Pedrógão Grande, a Estrada Nacional 236 continua também cortada ao trânsito, no concelho de Castanheira de Pera (distrito de Leiria), e a alternativa é o Itinerário Complementar 3 (IC3), informou a GNR. Todas as aeronaves foram contactadas e estão operacionais, garantem as autoridades.

Outro dos principais incêndios a lavrar em Portugal é o fogo em Góis, no distrito de Coimbra, que deflagrou pelas 15:00 de sábado e que se mantém em curso, mobilizando já 1.054 bombeiros, 362 viaturas e oito meios aéreos.

Já em estado de resolução (incêndio sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido), o fogo em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, estava a ser combatido, à mesma hora, por 1.214 operacionais, apoiados por 435 veículos.

Este incêndio alastrou também para os distritos vizinhos de Castelo Branco, pelo concelho da Sertã, e Coimbra, pelo município de Pampilhosa da Serra.