Deputado apresenta emenda que pode evitar eventual prisão de Lula

Deputado que propõe alteração do artigo também é do PT

Deputado que propõe alteração do artigo também é do PT

Presidenciável do PSDB, o prefeito de São Paulo, rebateu neste sábado o relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP), que incluiu em seu parecer, na Comissão de Reforma Política, artigo que, se aprovado, vai impedir a partir da eleição de 2018 a prisão de candidatos até oito meses antes da eleição.

"Vamos derrotar o Lula na eleição e, depois, pôr o Luiz Inácio na prisão". A informação é do jornal O Estado de S. Paulo. No caso de Lula, por exemplo, se a sua condenação for confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, segunda instância, ele não poderá disputar a eleição. Vamos derrotar Lula no voto e aplicar a sentença no Luiz Inácio.

Em entrevista à Coluna do Estadão, o deputado federal Cândido afirma ter feito a proposta porque o momento político exige uma reação do Congresso. O ex-presidente foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão, porém, espera o julgamento de recurso em liberdade.

"Tem muita exploração da política por parte de promotores, juízes e delegados, então, é para evitar, que no ano que vem, em especial, haja uma exploração dessa natureza", disse Cândido ao Estadão.

O deputado quer alterar o artigo 236 do Código Eleitoral e ampliar o período no qual um candidato não pode ser preso antes da votação, com a exceção de crime em flagrante. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.