Jovens trocam Facebook por Instagram e Snapchat

Adolescentes dos Estados Unidos e do Reino Unido têm preferido o Instagram para interagir

Adolescentes dos Estados Unidos e do Reino Unido têm preferido o Instagram para interagir

A pesquisa realizada nos Estados Unidos e no Reino Unido constatou que o uso das três plataformas é semelhante nos dois países, mas a tendência é que o crescimento do Facebook entre os jovens da faixa etária citada acima caia.

Segundo a eMarketer, este é o segundo ano consecutivo em que o Facebook tem uma queda de acesso do público jovem. "Ambas as plataformas tem encontrado sucesso com esse nicho demográfico uma vez que elas estão mais alinhadas com a forma como eles se comunicam - através de conteúdo visual", observou o analista Oscar Orozco, da eMarketer.

O Facebook está a perder popularidade entre os adolescentes. Com isso, o número de jovens que usam a principal rede social de Mark Zuckerberg deve cair até o fim de 2017. Só este ano, o número de utilizadores norteamericanos mensais da rede social com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos situava-se nos 14,5 milhões de pessoas, o que representa uma queda de 3,4% em relação a 2016. O Instagram, por sua vez, deve crescer 23,8% nos Estados Unidos e 34,8% no Reino Unido. Considerando esse número, a base de pessoas que usam a plataforma e têm menos de 12 anos crescerá 19% - vale notar que a rede social exige ao menos 13 anos para usá-la -, já o grupo com idade de 12 a 17 anos aumentará 8,8%. Já na faixa etária dos 18 aos 24 anos, a redução é ainda maior, chega a 3,1%.

Da parte do Facebook, a solução para evitar esta migração em massa das preferências de utilização passou por integrar no Instagram muitos dos selling points do Snapchat, nomeadamente as Stories de 24 horas e os famosos filtros de realidade aumentada. "O fato do Instagram pertencer ao Facebook, entretanto, suaviza o golpe", afirmou Bill Fisher, analista sênior do UK eMarketer. Mas ficará um pouco preocupado com o fato de as pessoas mais jovens do Reino Unido estarem com a cabeça virada para o Snapchat.