Lewis Hamilton assegura 'pole position' e bate recorde de Schumacher

Felipe Massa

Felipe Massa

Duas horas e 40 depois da hora inicial programada, os carros foram à pista, e o mais rápido foi Lewis Hamilton, da Mercedes.

O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) correu a melhor volta em 1m36,841s, mas será o canadiano Lance Stroll (Williams), com 1m37,002s, a largar ao lado de Hamilton. Com isso, o canadense Lance Stroll, da Williams, se garantiu na segunda colocação, após ótima atuação durante o treino.

Já a Ferrari, apesar de correr em casa, não teve uma boa atuação. O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) foi o grande derrotado do dia, com o 8.º tempo na qualificação, e partirá em sexto na grelha. O brasileiro Felipe Massa, por sua vez, o nono. O GP da Itália acontece neste domingo (3) com largada prevista para às 9h.

Assim como no último treino livre, o Q1 começou com intensa chuva. Pouco menos de cinco minutos depois do início da sessão, o francês Romain Grosjean, da Haas, admitiu que não conseguia enxergar nada enquanto fazia sua volta. Uma bandeira vermelha interrompeu inicialmente a sessão. Massa foi o oitavo nesta fase e os eliminados foram: Magnussen (Haas), Palmer (Renault), Ericsson (Sauber), Wehrlein (Sauber) e Grosjean (Haas), este sem ter ido à pista. O tempo, contudo, não melhorava.

Embora Lewis Hamilton conseguisse confirmar o seu favoritismo com a obtenção da sua 69ª 'pole position', a verdade é que o britânico da Mercedes foi um dos poucos a conseguir superar as incríveis condições da pista.

Verstappen e Ricciardo tiveram boas atuações e terminaram em segundo e em terceiro, respectivamente.