Tite comanda treino e confirma quatro mudanças na seleção

Arena Amazonia Brasil treino 02092017

Arena Amazonia Brasil treino 02092017

Como cantou na sua música "Carimbador Maluco", o gênio e compositor baiano Raul Seixas, a Seleção Brasileira enfrenta a Colômbia, está tarde, às 17h30min (horário de Brasília) no Estádio Metropolitano Roberto Melendez, em Barranquilla, com a sua vaga selada, registrada, carimbada, avaliada e rotulada para a 21ª Copa do Mundo FIFA, na Rússia. Serão testados Roberto Firmino, no ataque e Fernandinho, no meio de campo. Duas foram forçadas e já eram esperadas: Thiago Silva e Filipe Luis na vagas do cortado Miranda e do suspenso Marcelo. Entram Fernandinho, do Manchester City, e Firmino, do Liverpool.

Falando sobre a escalação, Tite justificou as escolhas de Willian e Philippe Coutinho. Está bem fisicamente, mas tecnicamente é diferente.

O que diz Tite disso tudo? O treinador justificou as mudanças dizendo que busca o fortalecimento da equipe. Mantendo posições e funções, mas com pequenas diferenças de caractetísticas. É um jogador chave para a equipe e sua presença aumenta a confiança. É um processo, um desafio, a adversidade da qualidade da Colômbia, são as duas melhores equipes.

No primeiro turno das eliminatórias e até na Olimpíada do Rio, os colombianos tentaram tirar os nervos de Neymar do lugar, apostaram em marcação forte e nem sempre leal. "O segundo tempo foi muito equilibrado, de nível técnico altíssimo".

Análise das substituições não leva a uma nova forma de a Seleção jogar.

Tite também vai mexer no comando dentro de campo. Trocam-se as peças, não conteúdo. Uma vitória nesta terça-feira (5) pode significar mais um passo rumo a um novo recorde. É um bom desafio. "Nada está confirmado. Eu tenho que trabalhar firme e manter esse alto nível na seleção e no clube também para convencer que vou ser titular", avaliou. Segunda colocada na tabela de classificação, com 25 pontos, vai deixar bem encaminhada a vaga ao Mundial da Rússia se derrotar o Brasil.

"Estamos classificados e muito orgulhosos". Mas conforto é só para quem já conquistou alguma coisa, o que não é o nosso caso. "Nós apenas nos habilitamos para uma", declarou o técnico. É uma zona de amadurecimento, de crescimento.

Ex-capitão de Tite, Fernandinho é quem tem a situação mais favorável, uma vez que seu principal concorrente, Walace, do Hamburgo, só foi chamado quatro vezes e aparece com poucas chances.

Tudo certo, não fosse por um detalhe: Neymar.