Fifa anula jogo das Eliminatórias por causa de manipulação ilegal

FIFA ordena repetição do África do Sul-Senegal

FIFA ordena repetição do África do Sul-Senegal

"O Escritório de Eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa ordenou que a partida de eliminatórias entre África do Sul e Senegal, originalmente disputada em 12 de novembro de 2016, seja jogada novamente".

Após a disputa do jogo, em que a África do Sul venceu 2 a 1, a Federação Senegalesa pediu à CAF (Confederação Africana de Futebol) e à Fifa que investigassem a a atuação de Lamptey.

O jogo entre a África do Sul e o Senegal, de qualificação para o Mundial de futebol de 2018, vai ter de ser repetido, por causa da irradiação do árbitro que o dirigiu, o ganês Joseph Odartei Lamptey. Só agora a entidade anunciou que ela será anulada e disputada novamente. N'Doye descontou para os perdedores. Como perderá os pontos a princípio, o país-sede da Copa de 2010 fica com apenas um. Mas tal repetição poderá ser mau para Cabo Verde, pois se o Senegal vencer passa a ter oito pontos, mais dois do que Cabo Verde, que está no segundo lugar. Apenas o primeiro colocado vai à Copa de 2018, na Rússia. Estando todas as equipas muito perto umas das outras a nível pontual, uma mudança no resultado do jogo entre África do Sul e Senegal pode ser determinante para o desfecho e para a definição da seleção qualificada, que será a líder do grupo no final de todos os encontros. Os cinco vencedores das chaves serão os representantes do continente no Mundial do próximo ano.