Google anuncia o fim do app do Drive para computador

Com o Drive File Steam e o Backup and Sync, cliente do Google Drive para desktops deixará de existir

Com o Drive File Steam e o Backup and Sync, cliente do Google Drive para desktops deixará de existir

O aplicativo do Google Drive para PCs e Macs vai começar a morrer no próximo dia 11 de dezembro, segundo anunciou o Google nesta semana. Dependendo de se voce é um usuário corporativo ou absoluto, ele irá renascer na forma de um dois novos apps: Backup and Sync, para consumidores finais, ou Drive File Stream, para empresas. Veja abaixo o que esperar durante a transição.

Depois desta medida, chega agora a confirmação que a empresa irá permanentemente descontinuar as aplicações Google Drive e Google Fotos para PC's e Mac's. Daí em diante os utilizadores deverão realizar as tarefas a partir da aplicação Backup. Até dia 26 de Setembro apenas está disponível para os consumidores do pacote G Suite (um conjunto de aplicações - que inclui o Gmail, o Docs, o Drive e o Calendar - para conectar os trabalhadores numa empresa, independentemente da localização geográfica).

O Backup and Sync sincroniza os arquivos de maneira mais tradicional, colocando cópias locais no seu desktop, e então fazendo backup para a nuvem. Os clientes empresariais utilizadores das aplicações G Suite serão transferidos para o a Drive File Stream, aplicação em pré-visualização que agora está a ser impulsionada para a oferta principal e normalizada.

O Google Drive tem um cliente para Windows e macOS que sincroniza seus arquivos e pastas no computador.

Recentemente a Google tinha alterado a sua aplicação do Google Drive, conjugando a mesma com o Google Fotos e criando assim o "Backup and Sync". Caso você seja um usuário final do Drive, parece que pouca coisa além do nome irá mudar.