Receita libera nesta 6ª consulta ao quarto lote de restituição do IR

Imposto de Renda

Imposto de Renda

Para facilitar a consulta do contribuinte, a Receita disponibilizou uma página exclusiva na internet, basta clicar neste link para consultar se o seu nome consta ou não no quarto lote do IR 2017. O crédito bancário será liberado no dia 15 de setembro para um total de 2,357 milhões de contribuintes.

De acordo com o Fisco, devem ser contemplados nesta etapa 40.429 idosos, 5.026 pessoas com deficiência física ou mental, ou doença grave, e aqueles que enviaram suas declarações do Imposto de Renda até o dia 9 de abril.

A restituição do quarto lote do Imposto de Renda beneficiará 25.347 contribuintes no Amazonas e representa R$ 34,119 milhões. Esses contribuintes possuem prioridade para receber a restituição do Imposto de Renda. A consulta também poderá ser realizada através do telefone 146.

A Consulta também pode ser feita via smartphone ou tablet.

Os três lotes restantes serão liberados nos dias 16/10, 16/11 e 15/12.

No fim do ano de 2016, a Receita Federal declarou que 771 mil declarações estavam retidas na malha fina do IR de 2016 por conta de inconsistências nas informações declaradas.

Caso o extrato indique a existência de pendências na declaração motivadas por erros/irregularidades no preenchimento, o cidadão poderá fazer sua autorregularização, enviando uma declaração retificadora que corrija os erros apontados.

Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.