Sayer - O volante inteligente da Jaguar

Jaguar Land Rover só produzirá carros eléctricos ou híbridos a partir de 2020

Jaguar Land Rover só produzirá carros eléctricos ou híbridos a partir de 2020

Antes da apresentação do Future Type, a montadora vai exibir o volante Sayer pela primeira vez em público no festival de tecnologia Tech Fest, que começa nesta quinta-feira (7) em Londres, na Inglaterra. Batizado de Sayer, o conceito em questão retrata um supertecnológico volante, equipado com inteligência artificial, ativado por comandos de voz e projetado para uso em veículos autônomos. É um clube que oferece a possibilidade de partilhar veículos com outras pessoas da comunidade.

O exemplo dado é que, por exemplo, se você tiver programado ajudar um amigo ou amiga a se mudar, o volante inteligente chamará um caminhão.

Tem de estar presente numa reunião amanhã às 08:00 horas num local que fica a duas horas da sua casa? E que, informado antecipadamente pelo condutor dos planos para o dia seguinte, consegue não só colocar um carro à porta do utilizador, à hora pretendida, como vai chamando a atenção para os aspectos mais importantes do trajecto, durante a viagem, para que este desfrute de uma experiência o mais agradável possível.

"Todos os novos modelos Jaguar Land Rover serão eléctricos a partir de 2020, dando aos nossos clientes mais opções de escolha", afirmou Ralf Speth, presidente executivo da fabricante de automóveis, citado pelo Guardian.

O volante Sayer será incluído no Jaguar FUTURE-TYPE, o novo protótipo futurista da Jaguar.

A montadora diz ainda que volante é uma referência de um dos mais proeminentes designers que já trabalharam na Jaguar no passado: Malcolm Sayer, profissional que atuou como designer da marca entre 1951 e 1970.