Joesley Batista e Ricardo Saud se entregam à PF em São Paulo

Newton Menezes  Futura Press

Newton Menezes Futura Press

Pode acontecer a qualquer momento a prisão temporária dos delatores da J&F Joesley Batista e Ricardo Saud.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou na noite deste sábado (9/9) o pedido de prisão temporária contra o dono da J&F, Joesley Batista, e o diretor do grupo, Ricardo Saud.

A expectativa, agora, é sobre quando a ordem de Fachin vai ser cumprida.

A prisão foi autorizada porque eles são suspeitos de omitir informações dos investigadores, o que quebra cláusulas do acordo de delação premiada. Já Marcelo Miller, ex-procurador e suspeito de atuar em favor dos delatores, não teve a prisão autorizada. O ex-procurador da República e atual advogado do escritório de defesa dos executivos do grupo J&F deixou o local sem falar com a imprensa.

"Cabível, portanto, nos termos pleiteados pelo MPF, a parcial suspensão cautelar da eficácia dos benefícios acordados entre o Procurador-Geral da República e os colaboradores para o fim de se deferir medidas cautelares com a finalidade de se angariar eventuais elementos de prova que possibilitem confirmar os indícios sobre os possíveis crimes ora atribuídos a Marcelo Miller", disse Fachin. Requeriram, ainda, a cópia do pedido de prisão e outras peças a fim de se manifestarem previamente.

"Não pode o Dr. Janot [Rodrigo Janot, procurador-geral da República] agir com falta de lealdade e, insinuar que o acordo de delação foi descumprido".

O deputado lembrou que, em 23 de maio, chegou a protocolar na Procuradoria Geral da República (PGR) um pedido de investigação da atuação do ex-procurador Marcelo Miller nesse caso da delação da JBS.

A decisão do ministro foi tomada na última sexta-feira (8), mas estava protegida sob sigilo. De acordo com o site da Folha, a equipe de Janot acredita que houve descumprimento de dois pontos de uma cláusula de delação que tratam de omissão de má-fé. O áudio foi entregue pelos delatores no dia 31 de agosto.